Como Alcançar o Sucesso Escolar

A escola é a primeira instituição da qual a pessoa faz parte, e é comum que os pais desejem que o filho tenha sucesso.

No entanto, alguns fatores podem influenciar no sucesso escolar de uma criança. São eles a família, o professor, a escola, o próprio aluno, sua saúde e recursos econômicos. Vamos entender melhor cada um deles.

Imagem artigo 2 sucesso

Família

Uma pesquisa recentemente realizada, apontou que a família ou o apoio familiar é a chave para o sucesso escolar.  Diz ainda que famílias que presenteiam os filhos com livros, que leem junto com seus filhos, que corrigem a lição, que conversam sobre a escola e valorizam esta forma de aprendizado, são as famílias que possuem os melhores alunos, ou seja, pessoas com maior sucesso escolar.

Professores e escola

Por mais que a família e o aluno sejam comprometidos, seu sucesso escolar só será alcançado se estiver em uma escola com diretores comprometidos e, com professores competentes, atualizados e, que demonstrem dedicação, motivação e prazer no que fazem.

Escolas que oferecem uma boa formação com atividades que vão além da sala de aula, como projetos, gincanas e convivência na comunidade escolar, tendem a exercer forte influência no sucesso do aluno.

Isto porque os alunos que aprendem na prática, aprendem enquanto se divertem. Sem falar que estas experiências, além de contribuir para o sucesso escolar do aluno, são também fundamentais para suas escolhas profissionais.

Interesse do aluno

Claro que a família e a escola, ou mesmo os professores, são de suma importância para o desenvolvimento do aluno e consequentemente para que ele tenha sucesso em sua vida escolar, mas de nada adianta estes esforços se o próprio aluno não se sentir tocado pelo aprendizado.

Alunos com baixa autoestima, sem interesse ou força de vontade em aprender, dificilmente alcançarão o sucesso.

Neste ponto se forma um ciclo, já que muitos acreditam que buscar esta motivação, interesse e vontade no aluno é um desafio que deve ser um trabalhado em conjunto pelos pais, professores e escola.

Saúde Geral

Outro fator que pesa para que se tenha sucesso escolar é a saúde, ou seja, é importante que a criança esteja saudável e motivada para que se dê bem nos estudos.

No entanto, muitos se esquecem que para que corpo e mente funcionem, a criança precisa estar bem alimentada, hidratada, descansada e que se possível pratique atividades físicas.

Este fator só é levado em consideração quando a criança possui algum problema médico ou mesmo alguma deficiência, que faça perder aulas ou outras questões que impeça o seu desenvolvimento.

Recursos Econômicos

Por mais que se pensem que o fator econômico não deva ter influência no sucesso escolar da criança, afinal todas deveriam frequentar a escola, infelizmente na prática não é bem assim.

Alunos de baixa renda sofrem em diversas partes do país, por precisarem abandonar a escola precocemente, para trabalhar e ajudar a família.

Do outro lado da moeda, pessoas com situação econômica superior, proporcionam ao aluno aprendizado e acesso à cultura que ultrapassam as barreiras da escola, elevando o seu aprendizado.

Claro que isto não é uma regra afinal, em todas as classes sociais é possível encontrar alunos dedicados e outros desperdiçando tempo e recursos.

Conclusão

A conclusão que se tem é que o ideal seria que todos estes fatores agissem em conjunto e, assim fizessem com que um maior número possível de crianças e jovens, alcançassem o sucesso escolar.

Mesmo que isto não seja possível, sabemos que muitos são aqueles que apenas com força de vontade são capazes de superar as dificuldades e se sobressaírem.

Como isto e possível? Com a maior de todas as forças: a motivação!

Deixe um comentário.

 

Fontes de pesquisa: Obras dos autores:
Dr. Robert Anthony
J. Kennedy Shultz
Sue Knight
Napoleon Hill
Joseph Murphy

Author: Osvaldo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *