Sucesso no ENEM e nos Vestibulares

Neste artigo, você encontrará, dicas, métodos e aconselhamentos, de como ter  SUCESSO NA VIDA ESCOLAR, que engloba principalmente SUCESSO NO EXAME DO ENEM, e também SUCESSO para prestar EXAMES VESTIBULARES. Vamos te ensinar o passo a passo  de como se preparar psicologicamente para chegar ao SUCESSO.

Atendendo as centenas de pedidos de estudantes que já estamos ajudando a algum tempo, vamos publicar essas dicas para que os seus colegas também possam desfrutar, pois até semana passada, era privilégio dos nossos estudantes.

Vamos sempre publicar novos artigos deste assunto para que você possa   praticar nossos métodos, que uma vez juntados, pelo seu acesso em nosso blog, te levarão ao SUCESSO. Vamos ajudá-lo (a) a alcançar a FELICIDADE, onde tudo começa na vida .

Tudo isso gratuitamente, basta você colocar nome e e-mail abaixo em “COMENTÁRIOS”, ou entre em “CONTATO”

CHEGOU  A HORA!

foto de relógio com calendário junto, indicando que chegou a hora!

A contagem regressiva começou e, depois de muita preparação e expectativa, eis que as datas do ENEM e das provas dos principais vestibulares do País estão ameaçadoramente próximas. É um momento delicado, que pode mexer com a condição emocional do candidato a ponto dele pôr tudo a perder, por mais que tenha se dedicado ao longo do ano.Com a proximidade da prova, não há muito a fazer em termos de estudo, mas há algumas coisas que você deve levar em conta por serem vitais também.A preparação também inclui descanso,  alimentação e muito planejamento Por isso é importante a família contribuir para reduzir a tensão pré-vestibular, demonstrando apoio e compreensão.,. Nesta hora, não basta ser pai e mãe, é hora de se mostrar amigo e amiga”, , “Mas é preciso ser coerente. O melhor é não atrapalhar”.

Quanto mais se aproxima o Enem 2016, e os Exames Vestibulares, mais bate a ansiedade. Em seguida, uma imensidão de perguntas surge: como devo me portar dias antes da prova? E na véspera? E no dia? E nas últimas horas antes da prova?

foto de vários alunos sentados na sala de aula concentrados fazendo prova

 

Oferecemos dicas valiosas do que fazer e até o que evitar faltando de 24 a 1 hora antes do Enem, ou das  famosas PROVAS DE VESTIBULAR. As dicas não tratam sobre o conteúdo da prova, elas servem para diminuir o nervosismo e aumentar a sua saúde mental e física para que você consiga dar o seu melhor na prova.

 

ANTES  –  NA  VÉSPERA

A ansiedade é grande, mas mesmo que dê vontade de dar aquela “última estudadinha”, procure evitar pegar nos livros no dia anterior. Faltando tão pouco tempo para a prova, você dificilmente conseguirá aprender alguma coisa nova. Por isso, o mais recomendável é que você descanse bastante: durma, assista ao seu seriado favorito, vá ao cinema, encontre  os amigos.

estudantes, meninas rindo e assistindo tv

Além disso, alimente-se de maneira equilibrada também na véspera. Você provavelmente já sabe que é muito pouco recomendável que se faça extravagâncias no almoço do dia do vestibular, mas essa dica também deve ser seguida nos dias anteriores a ele. Nem precisamos dizer para você passar longe da feijoada, não é?

Se você ainda não foi visitar o local de prova, esta é a hora. Faça o planejamento do caminho que vai fazer, do tempo que esse caminho leva para ser feito e do possível trânsito na região no dia da prova.

Em casa, deixe separada a documentação necessária (o RG e, se for preciso, a confirmação da inscrição) e o material que você vai levar para a prova. Lembre-se: a  maioria dos exames permite caneta esferográfica com tinta azul ou preta, lápis preto nº 2, apontador de lápis, borracha e régua transparente. Para garantir, procure levar duas canetas. Na preparação, aproveite também para checar a previsão do tempo para o dia seguinte, para decidir o que vestir. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.

Depois de tudo resolvido, só resta uma coisa a fazer: dormir! Nada de ir para a balada ou ficar até tarde no computador. No dia anterior, não abra mão das oito horas de sono. O ENEM ou as PROVAS VESTIBULARES são  também uma prova de resistência, na qual você deve chegar o mais descansado possível.

foto de rapaz estudante dormindo de lado

 

Para elucidar melhor, colocamos abaixo alguns itens importantes:

 

1- Durma bem e cedo
É importante que o aluno não esteja, de forma alguma, cansado para fazer a prova. Portanto, o mais importante é que o estudante tenha dormido cedo e bem.

 

2- Não abuse no esporte
Se você gosta de fazer esporte ou ir à academia, pratique um pouco na véspera. Mas jamais perto da hora de dormir e não mais de 1 hora. Se não, você se cansará fisicamente para o Enem, ou provas do Vestibular.

 

3- Não beba
O estudante não pode consumir bebidas alcoólicas na véspera do Enem, ou véspera dos Exames Vestibulares porque ele não estará disposto no dia seguinte para a maratona de provas.

balada de estudantes com balcão cheio de bebidas e comidas

 

4- Não coma alimentos estranhos
Não ingira alimentos com os quais você não está acostumado, pois você pode ter uma indigestão na hora da prova. Por exemplo, não invente de comer acarajé pela primeira vez logo na ante véspera da prova.

 

5- Saia com os amigos
Não é bom ficar em casa entediado aumentando sua ansiedade em relação ao Enem, ou as provas do Vestibular. Ao invés disso, saia com seus amigos. Mas faça programas leves e chegue cedo em casa. Uma sugestão é ir ao cinema. Nada de baladas!.

 

6- Não estude
Em geral, não é bom estudar na véspera do Enem, ou de Vestibulares. Muito menos faltando algumas horas para o exame, porque a probabilidade de você aprender algo útil em menos de um dia é mínima. Por outro lado, a probabilidade de você se desesperar com a quantidade de matéria que tem para estudar é imensa. Portanto, preze pelo seu sossego e sanidade mental antes e durante a prova. Se, mesmo assim, você não consegue ficar sem estudar, assista a um filme ou programa histórico, educativo. Ou talvez um documentário. Mas nada muito pesado, para não cansar nem estressar você antes do provão.

 

7- Visite o local de provas antes
Verifique se o local é de fácil acesso. Calcule quanto tempo você demora a chegar lá. Se você sabe que vai se estressar com a sua carona, encontre outra maneira de chegar. Considere o trânsito. Lembre que milhares de pessoas também vão querer chegar no mesmo lugar que você. Se for de transporte público, lembre-se de que as linhas de ônibus no final de semana funcionam com menos rapidez.

8- Leia o Edital

Outra situação comum é os candidatos do vestibular acharem que não precisam ler o edital que rege o processo seletivo. Errado, muito errado. O edital é extremamente importante, tanto para o candidato quanto para a instituição. É lá que estão “as regras do jogo”, ou seja, o que pode e o que não pode fazer, o que pode ser levado no dia da prova, como proceder se houver discordância em relação ao gabarito e muitas, muitas outras informações.

imagem-mexendo-em-celular

. A maioria dos vestibulares também não permite a entrada dos candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico, principalmente o celular. O ideal é deixá-lo em casa .

 

DIA   DA    PROVA

 

No dia do vestibular, evite acordar em cima da hora para não ter que sair correndo. Procure levantar mais cedo, tomar um café da manhã equilibrado e planejar bem o que vai comer no almoço (lembre-se, nada de comida pesada). Separe também o lanche e a bebida que vai levar para a prova: leve aquilo que mata a sua fome e que te deixa confortável, procurando evitar, novamente, comidas muito gordurosas.

Antes de sair de casa, certifique-se de que está levando tudo que é necessário na documentação e no material. Além disso, verifique se o que está vestindo e usando é permitido: você não deve portar protetor auricular, boné, gorro, chapéu, óculos de sol e relógio. Também é proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico, como celular, calculadora e qualquer reprodutor de áudio.

 

9- Coma antes
Coma uma hora antes de sair de casa para não chegar empanturrado. Mas, de forma alguma, chegue com fome. Tenha bom senso na hora de comer.

 

10- Faça um checklist antes de sair de casa
Verifique se você está levando mais de uma caneta preta, no caso de uma delas estourar ou parar de funcionar. Separe seu documento de identidade, pois ele será necessário no dia. Leve consigo algo para comer durante a prova, mas nada muito pesado.

 

11- Substitua o chocolate por uma bala de caramelo
O chocolate é bom porque oferece energia numa hora em que necessitamos, quando as letras já estão embaralhadas e nossa mente está cansada. Porém, ele é de difícil digestão. Por isso, substitua o chocolate por uma bala de caramelo, que terá os mesmos efeitos e é digerida mais facilmente.

 

12- Leve água

foto de uma mão segurando uma garrafa de água de 500 ml
Novembro é um mês muito quente em todo o País. Portanto, traga uma garrafinha de água para se hidratar. A água também ajuda a acalmar e fazer os pensamentos fluírem melhor. Porém, não exagere, se não você terá que ir ao banheiro várias vezes, o que também não é muito bom .

13– Não chegue cedo demais
Também não precisa chegar lá às 9 horas, sendo que a prova é à 1 da tarde. Você ficará mal acomodado, em pé ou sentado no chão, terá, provavelmente, dor nas costas, sob o sol, entre outros. Chegue uma hora antes, do horário que  os portões são abertos.

14- Não coma comidas do local
A comida vendida na frente do local onde você fará a prova nem sempre é da melhor qualidade. Aquela salsicha do cachorro quente pode estar estragada ou aquela fritura pode ser forte demais. Prefira comidas leves, industrializadas e, de preferência, traga-as de casa.

foto de um trailer de lanches de rua

 

15- Chegando no local… 
Vá ao banheiro, fique em um local arejado, na sombra, sem muito barulho e fique perto de pessoas que não estejam desesperadas. Não escute aqueles que estão debatendo matérias, números, datas; pois isso pode te desesperar se você não souber do que eles estão falando. Normalmente, quem vem com esses quizzes, não sabe mais nada além do que está debatendo.

 

16- Não perca tempo durante a prova
Se você tiver seguido todas as dicas, não terá problemas na hora em que estiver realizando a prova. Como tempo é curto, se você parar para ir ao banheiro, ou não souber controlar sua fome, você perderá um tempo precioso e isso pode atrapalhar seu rendimento.

                                                               MAIS ALGUMAS DICAS 

 

SUGESTÃO DE CARDÁPIO PARA O DIA DE PROVAS

foto  em close de um prato com filé de frango e salada

 

Nutricionistas aconselham muita água e comida leve.

Café da manhã: leite com cereais matinais,mamão ou abacaxi.

Almoço: Filé de frango grelhado, salada mista, arroz e feijão. Sobremesa: maçã.

Lanche: (para levar na prova) água, barra de cereais ou chocolate, suco de frutas, bolachas.

AQUECIMENTO DO DIA

Acorde bem cedo, e se achar necessário, resolva um exercício de cada matéria previamente preparado por você, para aquecer o cérebro. Certifique-se de sair de casa com tempo suficiente para chegar ao local da prova sem afobação. A última coisa que você precisa neste dia, é uma crise de ansiedade, e não deixe que seus pais também o influenciem

 

NA HORA “H”

oto de uma sala de aula com vários alunos fazendo exame escrito

 

Relaxe, em vez de se apavorar com aquelas fórmulas, que você nunca entendeu direito, que estão ali, logo nas primeiras questões, dê uma geral na prova. Você encontrará várias questões que você sabe responder tranquilamente. Resolva primeiro as perguntas referente a matéria que você domina. Controle o relógio sem tirar sua concentração e tente resolver mais de 50% do exame na metade do tempo de prova.

Fique atento a todas as orientações dos fiscais e aos avisos normalmente fixados na parede: eles são importantes e devem ser seguidos. No mais, é com você. Tente relaxar, concentre-se e faça o seu melhor, sempre. Depois é só conferir a lista de aprovados e correr para o abraço.

 

DEPOIS DO EXAME

 

RELAXAR

foto de rapaz sendo massageado em relaxamento

 

Procure não voltar para casa correndo e procurar nas suas anotações, as respostas das questões que você acha que errou, e nem pense, em estudar a noite, para os exames que ainda estão pela frente. Passado todo esse estresse, a ordem é relaxar. Dar um tempo para a mente e o corpo que vai ajudá-lo a enfrentar outras etapas. O que passou, passou.

 

CUIDADO COM AS COMEMORAÇÕES

foto de uma mesa com feiloada e caipirinha

 

Depois de uma maratona de provas, sair da rotina é tudo que o vestibulando deseja. É hora de por os livros e apostilas na gaveta e aproveitar o tempo perdido. Certo? Vamos com calma, dizem os especialistas. O ideal é evitar bebidas alcoólicas e gordura na época de provas. Comer, beber, não dormir direito e outros exageros não são recomendáveis. Prejudicam o bom funcionamento o organismo que pode levar dias para se compor. Muitos alunos abandonam provas ( em outros vestibulares ou em outras fases ) por ter seu desempenho atrapalhado pelo organismo.

 

Nesta semana, falamos e fornecemos para você, dicas e aconselhamentos sobre a preparação psicológica para os EXAMES DO ENEM, E EXAMES VESTIBULARES, tudo isso, para que você entre no caminho e tenha SUCESSO NA VIDA ESCOLAR .

Apesar de serem instruções iniciais, são extremamente importantes e vitais para o SUCESSO.

Na próxima semana, um novo conteúdo, dará sequência as nossas dicas, para  que você alcance o almejado SUCESSO NA VIDA ESCOLAR.

Não perca! Acesse este mesmo blog, e o SUCESSO estará cada vez mais perto de você!

Se gostou compartilhe com os amigos, deixe um comentário abaixo, no local apropriado, pois sua opinião, é  muito importante para  nós.

Esses aconselhamentos, são para te assegurar uma probabilidade em torno de 80% de alcançar o SUCESSO.

Mas, nossa maior experiência, aquela que nos fez chegar ao SUCESSO com 100% de certeza, e poder garantir isso pra você, foi quando pedimos e contamos também com a ajuda de DEUS.

Por isso, se quiser garantir os 100% de certeza na solução de seu problema, clique em “MANUAL” no menu acima, para aprender a contar com a ajuda de Deus.

 

PESQUISA DOS AUTORES E SITES:

Universia

Abril – Educar para Crescer

UOL – Brasil Escola

Abril – Guia do Estudante

Vestibular 1

Author: Osvaldo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *