Vida Escolar – Vestibular e Família

 

Neste artigo, você encontrará, dicas, métodos e aconselhamentos, de como ter  SUCESSO NA VIDA ESCOLAR, que engloba principalmente  SUCESSO para prestar EXAMES VESTIBULARES (tabela com uma relação das maiores Faculdades e Universidades do país). Estamos publicando também uma matéria muito interessante sobre a Influência da Família na Vida Escolar dos Filhos.

Atendendo as centenas de pedidos de estudantes que já estamos ajudando a algum tempo, vamos publicar essas dicas para que os seus colegas também possam desfrutar, pois até semana passada, era privilégio dos nossos estudantes.

Vamos sempre publicar novos artigos deste assunto para que você possa   praticar nossos métodos, que uma vez juntados, pelo seu acesso em nosso blog, te levarão ao SUCESSO. Vamos ajudá-lo (a) a alcançar a FELICIDADE, onde tudo começa na vida .

Tudo isso gratuitamente, basta você colocar nome e e-mail abaixo em “COMENTÁRIOS”, ou entre em “CONTATO

 

imagem de relógio com calendário, avisando que chegou a hora!

CHEGOU A HORA!!  DATAS DOS EXAMES VESTIBULARES

 

UNESP – FUVEST – UNICAMP

 

NOVEMBRO
05 e 06/11- provas do Enem
13/11 – 1ª fase da Unesp
27/11 – 1ª fase da Fuvest
20/11 – 1ª fase da Unicamp

DEZEMBRO
18 e 19/12 – 2ª fase da Unesp

JANEIRO DE 2017
8 a 10 de janeiro – 2ª fase da Fuvest
15 a 17/01 – 2ª fase da Unicamp
23 a 26/01- provas específicas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança da Unicamp

FEVEREIRO DE 2017
03/02 – resultado da Unesp

 

DEMAIS  DATAS DE INSCRIÇÃO E  DATAS DAS PROVAS

 

 

Data Descrição Evento
09/02/1017
à
09/02/2017
UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Provas Vestibular EaD 2016
Provas
11/04/2016
à
14/11/2016
UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana
THE do ProSel 2016/1
Atenção
04/07/2016
à
30/11/2016
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Administração – vestibular 2017/1 via Enem da unidade SP 
Inscrição
04/07/2016
à
25/11/2016
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Administração vestibular 2017/1 via Enem da unidade SP 
Isenção
04/07/2016
à
25/11/2016
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Administração vestibular 2017/1 via Enem da unidade SP 
Isenção
04/07/2016
à
13/01/2017
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Inscrições para o vestibular 2017/1 via Enem
Inscrição
18/07/2016
à
13/01/2017
Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa
Inscrições Vestibular 2017 via Enem
Inscrição
01/08/2016
à
14/11/2016
ProUni – Programa Universidade para Todos
Inscrições bolsas remanescentes ProUni 2016/2 alunos matriculados
Inscrição
22/08/2016
à
30/11/2016
Cásper Líbero – Faculdade Cásper Líbero
Inscrições Vestibular 2017
Inscrição
29/08/2016
à
18/11/2016
Uninove – Universidade Nove de Julho
Inscrições Vestibular Medicina 2017/1
Inscrição
05/09/2016
à
18/11/2016
IFGoiano – Instituto Federal Goiano
Inscrições Vestibular 2017/1 via Enem
Inscrição
05/09/2016
à
23/11/2016
FEI – Centro Universitário da FEI
Inscrições Vestibular 2017
Inscrição
09/09/2016
à
25/11/2016
UniFacs – Universidade de Salvador
Inscrições para o Vestibular 2017/1 de Medicina
Inscrição
17/09/2016
à
21/11/2016
Mackenzie – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Inscrições vestibular 2017/1
Inscrição
19/09/2016
à
11/11/2016
FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília
Inscrições para o vestibular 2017
Inscrição
20/09/2016
à
16/11/2016
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Vestibular 2017/1 RJ
Inscrição
20/09/2016
à
18/11/2016
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Inscrições vestibular 2017/1 SP
Inscrição
28/09/2016
à
16/11/2016
UFPA – Universidade Federal do Pará
Inscrições para PSE 2016/2
Inscrição
03/10/2016
à
17/11/2016
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
Inscrições Vestibular de Verão 2017
Inscrição
03/10/2016
à
30/12/2016
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
Inscrições Vestibular de Verão 2017 – Medicina
Inscrição
03/10/2016
à
16/11/2016
PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Inscrições Vestibular Unificado 2017
Inscrição
03/10/2016
à
16/11/2016
Feevale – Universidade Feevale
Inscrições Vestibular de Verão 2017
Inscrição
03/10/2016
à
24/11/2016
CUBASP – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Inscrições para Vestibular 2017/1
Inscrição
03/10/2016
à
13/11/2016
IFTO – Instituto Federal do Tocantins
Inscrições Vestibular Unificado 2017
Inscrição
07/10/2016
à
11/11/2016
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Inscrições Vestibular THE 2017
Inscrição
13/10/2016
à
11/11/2016
Uncisal – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Inscrições vestibular 2017
Inscrição
17/10/2016
à
22/11/2016
UniRV – Universidade de Rio Verde
Inscrições Vestibular 2017 demais cursos
Inscrição
17/10/2016
à
18/11/2016
ETEC – Escola Técnica Estadual de São Paulo
Inscrições no Vestibulinho 2017/1
Inscrição
17/10/2016
à
30/11/2016
USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Inscrições para vestibular 2017/1
Inscrição
24/10/2016
à
13/11/2016
UNITINS – Fundação Universidade do Tocantins
Inscrições no Vestibular 2017/1
Inscrição
25/10/2016
à
16/11/2016
PUC-GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Inscrições para o Vestibular 2017/1
Inscrição
25/10/2016
à
12/11/2016
UNESP – Universidade Estadual Paulista
Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2017
Locais de Prova
26/10/2016
à
11/11/2016
UERR – Universidade Estadual de Roraima
Inscrições no Vestibular 2017
Inscrição
01/11/2016
à
07/12/2016
UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco
Inscrições para vestibular 2017
Inscrição
01/11/2016
à
27/11/2016
PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Inscrições Vestibular de Verão 2017
Inscrição
03/11/2016
à
11/11/2016
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Matrícula de aprovados no Vestibular 2017/1 – demais cursos
Matrícula
07/11/2016
à
19/11/2016
UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Ensalamento do PSS 2016
Locais de Prova
07/11/2016
à
11/11/2016
Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso
Matrículas 1a chamada Medicina Vestibular 2016/2
Matrícula
08/11/2016
à
11/11/2016
PUC-Campin – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Matrícula dos aprovados na 1ª chamada do vestibular 2017/1
Matrícula
08/11/2016
à
16/11/2016
Feevale – Universidade Feevale
Inscrições Vestibular de Verão 2017 com taxa de R$ 60
Inscrição
11/11/2016 UFLA – Universidade Federal de Lavras
Local de prova da 1ª e 2ª etapa do PAS 2016
Locais de Prova
11/11/2016 UFRR – Universidade Federal de Roraima
Locais de prova 1ª fase Vestibular 2017
Locais de Prova
11/11/2016 IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina
Local de prova do vestibular 2017
Locais de Prova
11/11/2016 Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste
Resultado 3ª etapa do PAC
Aprovados
11/11/2016 ACAFE – Associação Catarinense de Fundações Educacionais
Locais de prova Vestibular de Verão 2017
Locais de Prova
11/11/2016 IFSEMG – Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais
Locais de prova Vestibular 2017/1
Locais de Prova
11/11/2016 UVV – Universidade Vila Velha
Locais de prova Vestibular 2017/1 Medicina
Locais de Prova
11/11/2016 UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Locais de prova Vestibular de Verão 2016
Locais de Prova
11/11/2016 FCT – Faculdade Católica do Tocantins
Aprovados 2a chamada Vestibular 2017/1
Aprovados
11/11/2016 Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Locais de prova Vestibular 2017
Locais de Prova
11/11/2016 USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Local prova vestibular 2017/1 medicina
Locais de Prova
11/11/2016 IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso
Resultado os pedidos de isenção no Vestibular 2017/1
Resultado
11/11/2016 IFAM – Instituto Federal do Amazonas
Primeira Chamada Ampla Concorrência do Vestibular 2017/1 via Enem
Aprovados
11/11/2016 UPF – Universidade de Passo Fundo
Local prova vestibular verão 2016
Locais de Prova
12/11/2016 PUC-Campin – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Prova específica direito e arquitetura vestibular 2017/1
Provas
12/11/2016 UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Provas do vestibular EaD 2016
Provas
12/11/2016 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
Locais de prova Vestibular de Verão 2017
Locais de Prova
12/11/2016
à
20/11/2016
UnB – Universidade de Brasília
Provas  CHE 2016/2
Provas
13/11/2016 UNESP – Universidade Estadual Paulista
Primeira fase do vestibular 2017
Provas
13/11/2016 UPF – Universidade de Passo Fundo
Vestibular de Verão 2017
Provas
13/11/2016 UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná
Provas Vestibular 2016/2017
Provas
13/11/2016 FGV – Fundação Getúlio Vargas
1ª fase Direito vestibular 2017/1 da unidade SP
Provas
13/11/2016
à
14/11/2016
UPE – Universidade de Pernambuco
Provas SSA 3 2017
Provas
13/11/2016 UEPA – Universidade do Estado do Pará
1º e 2º teste de habilidades específicas de Música do Prise 2017
Provas
13/11/2016 UCSal – Universidade Católica de Salvador
Provas 2ª fase Vestibular 2017/1
Provas
13/11/2016 UECE – Universidade Estadual do Ceará
Provas da Primeira Fase do Vestibular 2017/1
Provas
13/11/2016 IFF – Instituto Federal Fluminense
Provas da primeira fase do Vestibular 2017/1
Provas
13/11/2016 PUC-Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Provas do vestibular 2017
Provas
14/11/2016 IFGoiano – Instituto Federal Goiano
Resultado solicitações de isenção Vestibular 2017/1 via Enem
Resultado
14/11/2016
à
17/11/2016
FCT – Faculdade Católica do Tocantins
Matrículas 2a chamada Vestibular 2017/1
Matrícula
14/11/2016 IFPE – Instituto Federal de Pernambuco
Locais de prova do Vestibular 2017/1
Locais de Prova
15/11/2016 Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa
Provas Vestibular 2017
Provas
15/11/2016 UVV – Universidade Vila Velha
Provas 1a fase Medicina 2017/1
Provas
16/11/2016 UPE – Universidade de Pernambuco
Locais de prova SSA 2 2017
Locais de Prova
16/11/2016 Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso
2a chamada Medicina Vestibular 2016/2
Aprovados
16/11/2016 IFNMG – Instituto Federal Norte de Minas Gerais
Local de prova vestibular 2017
Locais de Prova
16/11/2016 UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Gabarito oficial vestibular EaD 2016
Gabarito
16/11/2016 FATEC – Faculade de Tecnologia de São Paulo
Resultado dos pedidos de isenção no Vestibular 2017/1
Resultado
16/11/2016
à
15/12/2016
FATEC – Faculade de Tecnologia de São Paulo
Inscrições para o Vestibular 2017/1
Inscrição
16/11/2016 UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
2ª Chamada de Aprovados no Vestibular 2017/1 – demais cursos
Aprovados
17/11/2016 UFSCar – Universidade Federal de São Carlos
Local de prova Vestibular Indígena 2017
Locais de Prova
17/11/2016 FGV – Fundação Getúlio Vargas
Resultado do vestibular 2017/1 FGV Rio
Aprovados
17/11/2016
à
18/11/2016
Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso
Matrículas 2a chamada Medicina Vestibular 2016/2
Matrícula
17/11/2016 UEG – Universidade Estadual de Goiás
Locais de prova SAS e Vestibular 2017/1
Locais de Prova
18/11/2016 FGV – Fundação Getúlio Vargas
Administração – vestibular 2017/1 da unidade SP
Locais de Prova
18/11/2016 UEPA – Universidade do Estado do Pará
Resultado do THE do Prise 2017
Aprovados
18/11/2016 Unicid – Universidade Cidade de São Paulo
Aprovados Vestibular 2017/1 Medicina
Aprovados
18/11/2016 UVV – Universidade Vila Velha
Resultado 1a fase Medicina Vestibular 2017/1
Resultado
18/11/2016 CatólicaSC – Centro Universitário Católica de Santa Catarina
Locais de prova Vestibular 2017/1
Locais de Prova
18/11/2016 PUC-GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Testes de aptidão para Arquitetura do Vestibular 2017/1
Provas
19/11/2016
à
20/11/2016
UFLA – Universidade Federal de Lavras
Provas da 1ª e 2ª etapa do PAS 2016
Provas
19/11/2016 CatólicaSC – Centro Universitário Católica de Santa Catarina
Provas Vestibular 2017/1
Provas
19/11/2016
à
20/11/2016
UEG – Universidade Estadual de Goiás
Provas SAS e Vestibular 2017/1
Provas
19/11/2016 PUC-GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Provas vestibular 2017/1
Provas
20/11/2016 Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
Primeira fase do Vestibular 2017
Provas
20/11/2016
à
21/11/2016
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão
Provas PAES 2017
Provas
20/11/2016 Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros
Provas PAES 2016
Provas
20/11/2016 UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Provas PSS 2016
Provas
20/11/2016 UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados
Locais de prova PSV 2017
Provas
20/11/2016 UVV – Universidade Vila Velha
Provas 2ª fase Medicina e demais cursos Vestibular 2017/1
Provas

 

 

 

A  INFLUÊNCIA  DA  FAMILIA  NA  VIDA  ESCOLAR  DOS  FILHOS

imagem de escola versus família

 

A relação entre a família e a escola tem sido discutida há décadas, apesar de vários trabalhos, onde os gestores buscam a aproximação da família/escola, ainda persistem muitos conflitos, pois observa-se que pais e escola, não sabem direito qual papel desempenhar, e vivem em um jogo de empurrar a responsabilidade uma para a outro: a escola acusa os pais de não dar limites e os pais acusam a escola de não impor a disciplina. Nesse meio o estudante fica sem referência. Desta forma a relação da família e da escola só terá uma proposta plausível a partir do momento em que todos entenderem o seu papel na educação dos seus filhos.

Pesquisa e ação: trilhando caminhos para aproximação entre família e escola.

imagem escola se aproximando da família, com seta

Este trabalho, desenvolvido através de pesquisa-ação, compreende uma rotina composta por três ações principais:                                                                                                                                                                                                                        1.- Observar, para reunir informações e construir um cenário;                                                                                                 2.-Pensar, para explorar, analisar, e interpretar os fatos;                                                                                                             3.-Agir, implementando e avaliando as ações.                                                                                                                                 O campo de investigação, envolvendo especialmente como sujeitos da pesquisa,uma classe formada por 34 alunos e respectivas famílias, a professora regente e toda equipe diretiva da escola.                                                                 Seguindo as etapas, descritas, inicialmente a coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos pais, com sugestões de perguntas de toda equipe escolar, contendo cinco questões dirigidas sobre o envolvimento escolar e afetivo dos pais para com os filhos. Foram analisados, ainda, fotos, relatórios, atas de reuniões realizadas com os pais e alunos na unidade local. Também foram realizadas conversas com os pais que compareciam a escola para deixar os seus filhos, sobre a escola o andamento do filho nas atividades e participação.

imagem de uma mãe com um questionário sendo preenchido num suporte

Como segunda ação, os dados passaram pelo processo de tabulação e análise. Assim, com a tabulação concluída foi possível constatar as principais necessidades desses pais e ter indicadores para realizar um projeto de intervenção, buscando conciliar as reais necessidades dos pais, dos filhos e da escola. Em nova reunião de toda equipe escolar foi possível configurar e dar andamento no projeto de intervenção, desenvolvido com os sujeitos anteriormente listados, constituindo esse desenvolvimento como a terceira ação da pesquisa-ação. Desenvolveu-se na Escola, o Projeto de Intervenção por meio do denominado “dia dos pais na escola”, com jogos e sorteio de brindes, culminando com coquetel. Os resultados tanto da primeira fase da pesquisa, quanto da segunda fase de intervenção, serão descritos e analisados nesse artigo.

COM A PALAVRA, OS PAIS

Esta pesquisa foi realizada na Escola , com 34 pais, sendo que três deles não devolveram o questionário respondido, ou seja, dos questionários enviados aos pais, 91% foram devolvidos respondidos. Esses dados aparentemente mostram um alto índice de participação, todavia há que se analisar o processo desenvolvido para obter-se o retorno dos questionários. Inicialmente foram retornados somente 08 questionários, o que representa apenas 23% de retorno. A comunidade escolar se mobilizou para recolher os questionários, enviando bilhetes, conversando informalmente com os pais na rua e chegando mesmo a buscar os questionários nas casas.

imagem de uma mãe conversando com a professora de sua filha com a filha presente

Predominantemente os respondentes têm a média de idade entre 30 e 39 anos, sendo 29% do gênero feminino, sendo que em sua maioria mãe, que trabalha, e cuida do lar, ainda tem disponibilidade para acompanhar os filhos no seu desenvolvimento escolar. Segundo o resultado dos questionários, detectou-se que a escolaridade dos mesmos é o ensino médio. Considerando esse contexto, a análise comparativa, a seguir, refere-se aos 91 % de questionários respondidos, separados em dois grupos distintos: o grupo1 com 25,8% que responderam voluntariamente em tempo hábil, e o grupo 2 com 74,2% que responderam, após intervenção da escola.                                                                             Perguntados aos mesmos sobre a participação nas atividades escolares de seus filhos, com as seguintes alternativas:   a) Acompanham as tarefas e horário de aula de seu filho (a) diariamente?                                                                             b) Comparecem à escola sempre que solicitados?                                                                                                                          c) Você participa das reuniões bimestrais e conseguem tirar as dúvidas com os professores?                                               d) Você acha que os professores mandam pouca tarefa de casa?                                                                                                 e) Seu filho (a) comenta sobre as atividades realizadas na escola?                                                                                              f) Seu filho (a) tem horário e local adequados para realizar a tarefa de casa?                                                                           Em destaque a alternativa C, com 23,4%, do grupo 2 (pais que precisaram de intervenção da escola para devolver os questionários) enquanto o grupo 1(pais que devolveram voluntariamente os questionários respondidos), aparece com 14,2%.

Percentual de participação dos pais

Participação nas atividades escolares dos filhos, os pais dos dois grupos responderam as alternativas,  a seguir, vem com um conjunto de alternativas que foi representado em porcentagem.                                                                                a) As normas e regras da escola são claras?                                                                                                                                    b) Seu filho gosta da escola?                                                                                                                                                                c) Você conhece a professora?               E sua metodologia de trabalho?                                                                                     d) Seu filho se relaciona bem com os professores e funcionários da escola?                                                                             e) Você se considera um pai participativo na vida é no acompanhamento escolar do seu filho?

imagem de dois alunos brigando dentro da escola

Observação dos pais na escola dos filhos. Fonte: questionário aplicado aos pais O que mais chamou atenção  foi á alternativa E, onde o grupo 1 com 20%, dos respondentes que se consideram pais participativos na vida na escola dos filhos, enquanto no grupo 2, 16% afirma-se participativo. Observe que apenas 12% dos pais, que responderam rapidamente ao questionário, as normas da escola são claras, por outro lado, 18% dos pais que só devolveram o questionário após insistência da escola, responderam afirmativamente a essa questão.                                       Questionados sobre o uso de seus talentos para participar na escola dos filhos, Opinaram-se nas seguintes alternativas:                                                                                                                                                                                             a) Sim tenho talento quero ajudar.                                                                                                                                                     b) Sendo voluntário; e Parceiro na escola.                                                                                                                                         c) Contando Histórias; durante as aulas;                                                                                                                                           d) Sendo ajudante da professora; e nas organizações de festas na escola;                                                                                 e) Outros (f) não responderam .

imagem de pai junto com aluna pintando a parede da escola

Os talentos dos pais para participar na escola dos filhos Fonte: questionário aplicado aos pais Como podemos verificar , o grupo 1, 31,2%, quer participar na escola dos filhos com os seus talentos, o grupo 2, só 15,6%, tem interesse, na alternativa de ser voluntários, é não responder está questão. “Esse percentual confirma  que  os pais são os primeiros modelos para os filhos, tendo sobre eles uma influência que o professores não podem ter”. Ou seja, nenhum substitui os outros ambos tem que andar juntos. Não podemos esquecer que á família compete à participação ativa no desenvolvimento das tarefas diárias, como também a família deve ser participativa nas ações da escola, conhecer o professor, a sua dinâmica e dar ao filho incentivo para os estudos.                                                                                                                                                                                                                                                               Analisando as questões, que os pais se manifestaram abertamente, de como o mesmo pode contribuir para a melhoria da escola de seus filhos, chegamos às seguintes alternativas:                                                                                     a) Participando das reuniões na escola, e ajudando os filhos nas tarefas de casa, orientando-os para se comportarem bem na escola.                                                                                                                                                                                         b) A participação Família escola com diálogos entre Diretor, professores e pais.                                                                                                                                                                                                                                                                                         c) Não responderam;                                                                                                                                                                               d) Outros;

Sugestão dos pais para a melhoria da escola. Fonte: questionário aplicado aos pais Observando  o grupo 1, com 62,5%, quer sim que a escola venha proporcionar mais participação família/escola com diálogos entre Diretor, com professores e pais. O grupo 2, com 35% não quis se manifestar. Como dizem, escola se faz com a contribuição de toda a comunidade educativa, um conceito que perpassa toda sua obra, destacando a pessoa do professor, agente principal de todo processo educativo, que internalizam as novas competências e habilidades necessárias à sua função, com a equipe diretiva, que coordena e dinamiza o projeto político-pedagógico e com os alunos, foco central da ação educativa, dos conceitos pedagógicos e das estruturas administrativas.

Intervenção  ação conjunta

comemoração do dia dos pais  na escola. Pais com camiseta motivacional

No mês de Agosto, dia dos pais, toda equipe escolar elaborou como seria realizado o dia dos pais na escola, então ficou acordado de fazer um dia especial, foi marcado um jogo para os pais no ginásio de esportes da cidade, onde os pais seriam os jogadores, houve confecções de convites, onde os próprios filhos levassem para convidar especialmente os seus pais a participar do jogo.                                                                                                                       Desta forma, buscou-se no comércio a contribuição de brindes, medalhas, para serem distribuídos aos pais. Ainda houve um convite para que um juiz de futebol participasse das atividades, para o encerramento ainda houve uma confraternização, com salgados, sucos, toda equipe empenhou-se para o evento acontecer.

imagem de pais, alunos e professores jogando futsal na quadra da escola

No dia do jogo, compareceram somente alguns pais, sendo que, para completar o time, os maridos da diretora, professoras e demais funcionários da escola, tiveram que vestir a camisa e participar do jogo. Os pais, ainda, não visualizaram que sua participação na vida escolar do filho é de suma importância para o seu desenvolvimento e aprendizado.                                                                                                                                                                                           Na atualidade as crianças estão entrando na escola mais cedo, isto se dá por vários motivos, seja ele, social, estrutural, ou por vontade das crianças em ir à escola. Desta forma é elementar que os pais façam parte da unidade escolar, contribuindo nas tarefas, orientando seus filhos e tendo participação ativa com a escola.                                       Nota-se que na maioria das vezes, os pais se refugiam da unidade escolar, acreditando que a aprendizagem deva acontecer apenas dentro da escola, com alunos/professores, mas isto é um leigo engano. Diante disso o projeto de intervenção realizado na escola  trouxe a tona vários problemas enfrentados pelos docentes, falta da participação dos pais ou responsáveis, crianças desmotivadas, na realização das atividades enviadas para casa, pois não pode contar com o auxílio dos pais na realização da mesma.                                                                                                                       Assim, após realização do projeto de intervenção que apontou as reais necessidades, a escola tem que reverter estes problemas, buscando a família para dentro da escola, mostrando-as que a aprendizagem acontece em conjunto, e que a participação deles é fundamental para o sucesso da escola e da aprendizagem de seus filhos. Sabe-se que os alunos nessa idade têm a facilidade da aprendizagem, e o compromisso da família torna-se fundamental nesse processo de conhecimento.                                                                                                                                                        Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano. Desta forma quanto melhor for à parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do aluno, por isto, a escola vai continuar realizando um trabalho que envolva família, alunos, escola e comunidade.                                                                               O Projeto de intervenção foi realizado para mostrar a importância de uma relação mútua entre escola família e essa relação tem que ser baseada no respeito e na troca de experiências, sendo de grande necessidade a quebra de barreiras que impedem essa consolidação família escola. Sendo que o ideal seria que escola e família, em âmbito geral trabalhassem com os mesmos objetivos, oferecendo assim subsídios para que os alunos se preparem melhor para o exercício da cidadania.

Considerações  Finais

 

Os problemas detectados na elaboração e no decorrer do projeto de intervenção realizados na escola  trouxeram a tona vários problemas enfrentados pela coordenação pedagógica, falta da participação dos pais ou responsáveis, crianças desmotivadas, na participação, realização das atividades enviadas para casa, pois não pode contar com o auxílio dos pais na realização da mesma. Pais que transferem as suas responsabilidades, para a escola, professores subcarregados com a tamanha responsabilidade de ser, educador, pai, mãe, ao mesmo tempo. Assim, após realização do projeto de intervenção, a escola pretende continuar com toda a equipe escolar, com o trabalho árduo de tentar buscar os pais para participar ativamente da vida escolar de seus filhos. O projeto abriu espaços, para a comunidade participar mais através, da ampliação dos projetos já realizados na escola, como família na escola que neste ano aconteceu diferente, em vez de ser só para os alunos a escola abriu para os pais realizarem um pique-nique, com os filhos na própria escola, festa junina com os pais e funcionários na frente da escola, jogo no dia dos pais com a participação de toda equipe escolar, fora da escola no ginásio, então assim abre-se um melhor diálogo entre escola e comunidade.

imagem de festa junina na escola com várias pessoas dançando quadrilha

Com essa iniciativa pretende-se juntos escola/ comunidade, buscar, soluções para esses problemas, revertendo esta situação tão lamentável no cenário educacional. Que os pais sintam que a sua participação na vida escolar,  de seu filho é de extrema importância.

Nesta semana, falamos e fornecemos para você, dicas e aconselhamentos sobre a preparação para os  EXAMES VESTIBULARES,e também da Influência da Família na Vida Escolar dos Filhos tudo isso, para que você entre no caminho e tenha SUCESSO NA VIDA ESCOLAR .

Apesar de serem instruções iniciais, são extremamente importantes e vitais para o SUCESSO.

Na próxima semana, um novo conteúdo, dará sequência as nossas dicas, para  que você alcance o almejado SUCESSO NA VIDA ESCOLAR.

Não perca! Acesse este mesmo blog, e o SUCESSO estará cada vez mais perto de você!

Se gostou compartilhe com os amigos, deixe um comentário abaixo, no local apropriado, pois sua opinião, é  muito importante para  nós.

Esses aconselhamentos, são para te assegurar uma probabilidade em torno de 80% de alcançar o SUCESSO.

Mas, nossa maior experiência, aquela que nos fez chegar ao SUCESSO com 100% de certeza, e poder garantir isso pra você, foi quando pedimos e contamos também com a ajuda de DEUS.

Por isso, se quiser garantir os 100% de certeza na solução de seu problema, clique em “MANUAL” no menu acima, para aprender a contar com a ajuda de Deus.

 

PESQUISA DOS AUTORES E SITES:

Universia

Abril – Educar para Crescer

UOL – Brasil Escola

Abril – Guia do Estudante

Vestibular 1

Author: Osvaldo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *